ECMO - ECLS Assistência Cardiopulmonar Extracorpórea Prolongada.

ECMO-ECLS - Blog

Retorna
Notas Históricas sobre a origem da ECMO.
Domingo - 29 Janeiro, 2017
As primeiras tentativas de ministrar suporte respiratório a lactentes foram publicadas por Rashkind, Dorson e White, que não obtiveram sucesso com o método.
Coube a Hill, O'Brien e colaboradores, em 1972, a primeira aplicação da técnica com sucesso, em um paciente jovem, vítima de um acidente de motocicleta em que sofreu rotura da aorta e outras múltiplas injúrias, na cidade de Santa Bárbara, na California. Hill e sua equipe transportaram o equipamento para a ECMO até Santa Bárbara e mantiveram o paciente em suporte venoarterial por três dias.
Outros pesquisadores procuraram obter o mesmo resultado com diversos métodos, porém, coube a Robert Bartlett, em 1974, o primeiro sucesso com o suporte neonatal para tratamento da insuficiência respiratória avançada. Nessa época, uma gestante mexicana atravessou a fronteira com os Estados Unidos ilegalmente, na esperança de proporcionar a cidadania norte-americana e um futuro melhor para sua filha. Logo viu-se internada na maternidade do Orange County Medical Center e sua filha recém nascida apresentou dificuldades respiratórias rapidamente progressivas. O cirurgião Bartlett foi chamado em consulta e constatou que as chances de sobrevida da criança eram quase nulas sem a ajuda da ventilação extracorpórea. A mãe foi informada da possibilidade de usar o equipamento e que seria um ato pioneiro com poucas chances de sucesso. Contudo, as chances de sobrevivência do bebê eram menores, sem aquela terapia de suporte. A mãe assinou o termo de autorização com um X e desapareceu. Bartlett e sua equipe usaram a ECMO por três dias e obtiveram a recuperação da função pulmonar. A equipe de enfermagem batizou a menina com o nome de Esperanza que, adotada após a alta hospitalar, teve a vida que sua mãe biológica lhe desejara. Esperanza, hoje tem 43 anos de idade (em 2016) e é a primeira sobrevivente da ECMO neonatal. 

Extraído de Teoria e Prática da ECMO - Decio O. Elias & Maria Helena L. Souza (em preparação).
Sem comentários enviados...
Deixe seu comentário
* Nome
* Email (não será publicado)
*
* Digite o código de verificação
* - Campos necessários