ECMO - ECLS Assistência Cardiopulmonar Extracorpórea Prolongada.

ECMO-ECLS - Blog

Retorna
SUPORTE PELA ECMO EM NEONATOS - EXPERIÊNCIA INICIAL
Domingo - 5 Março, 2017
É sempre interessante e ilustrativo o estudo de experiências com os primeiros casos atendidos em serviços que recentemente passaram a oferecer o recurso da ECMO aos pacientes admitidos com necessidade de suporte cardiopulmonar prolongado. Kuok CM e colaboradores de Taiwan (Formosa) publicaram recentemente os seus primeiros resultados com a aplicação da ECMO em neonatos atendidos em sua instituição.

A ECMO foi usada em neonatos com falência cardiopulmonar severa que não responderam favoravelmente à terapia convencional. Os autores iniciaram sua experiência com a aplicação da ECMO veno-arterial através os vasos cervicais, à partir do ano 2.000. Relatam seus resultados com os neonatos que receberam suporte com a ECMO para a insuficiência cardíaca e pulmonar severas e avaliam os resultados obtidos.

Foram estudados os pacientes atendidos entre Janeiro de 2005 a Junho de 2015 com o suporte pela ECMO através os vasos do pescoço. Foram 27 neonatos, dos quais 21 apresentavam insuficiência respiratória e seis apresentavam insuficiência cardíaca severa. Neste grupo houve sobrevida de 16 (59,2%) neonatos. Destes, apenas um teve complicações neurológicas severas. A sobrevida para os pacientes que receberam suporte respiratório foi de 61,9%. Quando a causa da insuficiência respiratória foi a síndrome de aspiração de mecônio com persisitência de hipertensão pulmonar, a sobrevida foi de 11 em 13 casos (84,6%). O suporte para a hérnia diafragmática congênita foi o que apresentou os piores resultados, com sobrevida de 57,1%. A sobrevida nos neonatos em ECMO para suporte cardíaco foi de 50%. 

A duração média do suporte foi de 6 (seis) dias e a internação hospitalar teve uma média de 37 dias, variando de 23 a 232 dias, para os pacientes que sobreviveram ao suporte pela ECMO. A equipe teve a oportunidade de atender outros 11 neonatos em hospitais próximos e obteve nesse grupo uma sobrevida de 81,8%.

Este, segundo os autores, é o primeiro grupo de neonatos atendidos em Taiwan. Eles obtiveram uma sobrevida global de 59,2% e os resultados de médio prazo sob o ponto de vista das complicações neurológicas foram considerados bons.

Publicação original:
Kuok CM e colaboradores. ECMO Support in neonates: A single medical center experience in Taiwan. Pediatr Neonatol Jan 17, 2017.
Sem comentários enviados...
Deixe seu comentário
* Nome
* Email (não será publicado)
*
* Digite o código de verificação
* - Campos necessários